Se você perguntar para qualquer animador qual a parte mais difícil do seu trabalho, ele responderá “o rosto humano…sério mesmo… o rosto”. Para nós, não é tão complicado chegar a mesma conclusão. Animar uma face não é como colocar braços e pernas se movendo de maneira natural e harmoniosa. Animar um rosto não se trata de “apenas” simular dezenas de músculos, mas também a sutileza de um sorriso, de uma dúvida, ou a ira de alguém gritando louco de raiva .

Há mais de duas décadas a captura de movimentos é utilizada em jogos eletrônicos, quem não se lembra do video de Jordan Mechner, criador de Prince of Persia, gravando o seu irmão mais novo subindo em muros, caminhando e saltando no jardim de casa, para mais tarde copiar quadro por quadro e coloca-lo no jogo?

Nesse caso se tratava de rotoscopia, uma técnica muito antiga (quase artesanal), mas que se baseando nos movimentos de uma pessoa, trouxe gestos extremamente naturais para um simples game. Hoje já possuímos tecnologia suficiente (e o mais importante, relativamente barata) para animar todas as facetas do corpo, agora L.A Noire nos mostra as possibilidades de captura, mas com o rosto humano. No video abaixo é mostrado o processo de captura e o resultados de cinco anos de trabalho que impressiona, podendo até mesmo enganar os mais desatentos.

Por outro lado, outras empresas, como a Remedy de Max Payne, já anunciaram possuir tecnologia mais eficiente e barata do que essa. Resta agora esperar pelos resultados.

L.A Noire já está disponível para Xbox 360 e Playstation 3