Quando imaginamos máquinas para análise do nosso corpo enquanto dormimos, a primeira coisa que surge em nossa mente são aqueles aparelhos complicados, um sem fim de fios, e lá no centro, uma cama. Também costumamos nos perguntar “como monitorar o sono, sendo que as condições não são aquelas cotidianas, não estamos na nossa cama favorita, e estamos sendo observados.

Para facilitar a vida do usuário, a Nyx Devices, acaba de anunciar o  desenvolvimento de uma camisa especial, capaz de registrar a qualidade do sono de uma pessoa simplesmente analisando seu batimento cardíaco. Nessa primeira versão, a Somnus lembra camisas do tipo dry fit, muito utilizadas em atividades físicas, mas que esconde dois sensores que trabalham durante a noite registrando dados e os transmitindo para um pequeno gravador de dados localizado mais abaixo, perto de cintura. Dessa forma, basta a pessoa pegar esses dados e ir até o site do fabricante e ter uma leitura detalhada da qualidade do seu sono, sendo possível ainda adicionar informações do como “quantas xícaras de café foram consumidas”, “quantos copos de cerveja foram consumidos no happy hour”, que podem contribuir diretamente para a qualidade do sono.

A Nyx Devices anuncia a Somuns para 2012, sendo que a empresa pretende agora fazer testes com pessoas em ambientes reais, em suas casas, de forma a entregar um produto novo e funcional ao mercado. Dessa forma, temos boas chances de já no ano que vem podermos entender melhor nosso sono, e por conseqüência, uma vida mais confortável.

Fonte: MIT Technology Review

Via: Engadget