Reza a lenda que há quase 100 anos atrás, o genial Nikola Tesla sonhava com energia gratuita para todos os homens, dizem também que por essa idéia humanista e contrária ao capitalismo, Tesla não teve o prestigio que seu rival, Thomas Edison. Agora a empresa uBeam anuncia resultados de suas pesquisas dentro da mesma idéia do senhor Tesla, energia sem fio.

A idéia por trás do projeto é facilitar a vida das pessoas em suas vidas modernas, cheias de bugingangas tecnológicas famintas por energia elétrica e com baterias que não agüentam mais 24h de carga. Imagine uma situação: Você chega até um hotel, estabelecimento esse que já te oferece Wi-Fi gratuito, mas ao mesmo tempo em que você visualiza as barrinhas verdes de acesso a internet, perceberá que seu telefone também tem a bateria carregada. Quase mágica não? Ou imagina ir até uma pizzaria e ter seus aparelhos carregados enquanto come?

Os testes da uBeam seguem nessa direção, com aparelhos que prometem daqui algum tempo energizar não apenas telefones e smartphones, mas tablets, notebooks e tudo o que a fauna permitir. Em um primeiro momento, a empresa diz que basta ter um receptor USB compatível, qualquer telefone pode ser sua bateria carregada pela tecnologia, e que daqui alguns anos esse dispositivo pode já ser integrado nos aparelhos. A uBeam promete os primeiros aparelhos já para 2011 com um custo entre $200 e $300 dólares e o módulo USB por $30 dólares. O preço inicial é salgado, o raio de atuação é pequeno, mas perceba o que está sendo alcançado aqui, mais um passo para a abolição dos cabos, e um passo sério. Energia elétrica sem fio!

Fonte: uBeam