Olhe para um computador moderno e analise suas peças. Olhou? Pois então, tudo mudou bastante de dez, ou até cinco anos para cá, mas algo que permanece igualzinho é o nosso super necessário HDD (winchester alguém?). Ele permanece do mesmo formato, só aumentou as velocidades, nada muito radical, e o tamanho, que sempre é bem vindo. Os drives SSD vieram prometendo tomar o lugar dos HDD com suas altíssimas velocidades, mas infelizmente possuem um custo por megabyte muito caro se comparado com os já velhos HDDs.

Hoje a Micron acaba de anunciar novos drives SSD com velocidades absurdas. Enquanto Intel e OCZ, para citar apenas duas, alcançam velocidade de leitura e escrita por volta de 400-500MBps, a Micron chuta o pau da barraca com velocidades de 3GBps para leitura e 2GBps para escrita. Tais números foram alcançados graças a novíssimas memórias NAND flash de 34nm e um controlador proprietário da Micron. Tais valores são um numero muito alto, e imaginamos que quando chegar ao mercado de massa, acabará de vez com o gargalo atual proporcionado pelos discos rígidos.

Além de espantar as pessoas com os números, a empresa só avisou que a produção em passa começa antes do final do ano, então em breve deveremos ter novidades com relação aos preços, que torcemos, não chegarem altos demais.

Fonte: Micron