Uma das noticias que mais gostamos de colocar aqui são aquelas referentes a produtividade e como uma nova idéia ou tecnologia vem para facilitar a vida das pessoas. O Closed Caption é um serviço muito válido oferecido pelos canais de televisão durante sua programação, facilita o entendimento e apreciação por pessoas com problemas auditivos, por outro lado, aqueles que nasceram surdos e que se comunicam unicamente pela linguagem de sinais costumam ter dificuldades na leitura.

Pensando nisso, o centro de pesquisa da NHK utilizou de uma idéia simples para burlar esse problema. Com base em simples legendas, conseguiram animar um personagem que traduz o texto simultaneamente para a língua dos sinais, conseguindo ainda perceber sinônimos. As pessoas que utilizaram o sistema reclamaram que ainda existe certa imprecisão em determinados momentos, mas os pesquisadores já recolheram essas explicações de modo a melhorar o sistema.

Os envolvidos avisam que apesar do uso cotidiano dessa ferramenta, ela tem como fins situações de emergência, como terremotos e tsunamis, ajudando aos deficientes auditivos a se prepararem mais rápido para tais fenômenos.

Fonte: DigInfo