A coletiva de imprensa da Nintendo começou com o criador de Mário, Shigeru Miyamoto, em seu modo simpático como de costume, falando sobre Zelda que agora completa 25 anos de história. Um vídeo foi mostrado com todas as versões do game, do Nintendo 8bits até o Wii, acompanhado pela musica tema da série tocada por uma orquestra ao vivo (algo realmente bonito ver alguns temas clássicos sendo tocados dessa maneira, inclusive o próprio Miyamoto pedindo certas musicas, como o Tema das Fadas). Para finalizar, ele chama outros produtores importantes da série e juntos, lado a lado, agradecem os jogadores por vinte e cinco anos da série Zelda com uma reverência. (De nada caras, de nada…)

Satoru Iwata, Presidente Global da Nintendo, sobe ao palco para uma conversa simples, explica a história da Nintendo que com o passar dos anos foi levando diferentes modos de se jogar videogame, inclusive por trazer para o mundo dos games um publico casual que até então encarava jogos eletrônicos como algo complicado demais para se divertir. Para fechar o assunto, ele diz que a filosofia da empresa não é apenas criar jogos, mas sim servir todos os jogadores. Ao sair ele exibe um vídeo com os medalhões da Nintendo que chegarão ao 3DS ainda esse ano:

Reggie Fils-Aime, Presidente da Nintendo da America sobe ao palco para dar continuidade ao 3DS. São apresentados:

Mario Kart: Apareceu em vídeo com os gráficos agradáveis e simples de sempre, lembra visualmente a versão Wii e parece ter toda a customização da versão de Nintendo DS.  O remake de Starfox 64 em versão 3D já havia sido mostrada em vídeo, mas agora o modo multiplayer foi exibido, mostrando como podemos ver vídeos dos nossos amigos ao invés das imagens dos companheiros da raposa Fox. Super Mario para o 3DS é um dos jogos mais esperados, pois visualmente ele se parece muito com a versão Galaxy do Wii, mas as fases mostradas exibem uma variedade enorme em termos de cenários e jogabilidade. Kid Icarus apareceu em vídeo, e além de prometer uma divertida campanha single player, haverá uma boa estrutura multi jogador. Foi demonstrado como algumas partes do jogo serão resolvidas com os cartões de realidade aumentada. Por fim, vimos pela primeira vez Luigi Mansion 2, continuação do jogo de estréia do Gamecube. Luigi continua caçando fantasmas e se assustando com todos eles, o jogo promete uso intensivo do 3D e não apenas uma, mas várias mansões para explorar.

Satoru Iwata volta ao palco para o que todos estavam esperando, o novo console de mesa da Nintendo. Ele disse como o Wii brinca com a palavra “We” (“nós” em inglês) e como o videogame cumpriu bem a sua proposta, trazer novos jogadores e expandir a diversão para todas as idades. Sem delongas ele apresenta o Nintendo Wii U (o “U” faz brincadeira com a palavra “you” que quer dizer “você”). Para falar a verdade, praticamente nada foi dito sobre o console além de que ele rodará jogos em HD, toda a atenção foi focada no novo controle do aparelho:

Vídeo:

Especificações do controle:

  • Tela multitouch de 6.2 polegadas;
  • Giroscópio e acelerômetro;
  • Câmera frontal e traseira;
  • Auto-falantes e microfone;
  • Dois analógicos,
  • Quatro botões frontais;
  • Dois botões de ombro + dois botões gatilho (L & R);
  • Saída para fone de ouvido;
  • Capacidade de se comunicar sem fio com o videogame, você pode parar de jogar na TV e continuar jogando no controle.

Muito se perguntava sobre os jogos do novo console, nenhum estava presente, mas surpreendeu a platéia quando produtores e diretores apareceram em vídeo anunciando games até então muito distantes da marca Nintendo:

  • Batman Arhkam City;
  • Dirt 3;
  • Darksiders 2;
  • Alien: Colonial Marines;
  • Ghost Recon: Online;
  • Metro: Last Night;
  • Tekken;
  • Ninja Gaiden 3
Vídeo:

A primeira leva de jogos de outras produtoras serão ports do que temos hoje no Playstation 3 e Xbox 360. A conferencia da Nintendo acabou, mas o sentimento que temos é que muita coisa deixou de ser exibida. A curiosidade em entender a capacidade e qualidades do novo console domina a mente de todos, mas é certo que teremos noticias picadas nas próximas semanas e meses, até uma apresentação focada no próprio aparelho, algo de devemos ver na TGS no segundo semestre.

This slideshow requires JavaScript.