A diferença da apresentação da Sony para aquela apresentada pela Microsoft foi basicamente uma: jogos. Apesar dos rumores que cercam eventos como esse criarem enormes expectativas e no final acabar por decepcionar um monte de gente, a Sony bem que conseguiu chamar a atenção com algumas surpresas. Jack Tretton, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment of America subiu ao palco para, ao mesmo exemplo da rival Microsoft horas antes, exibir dados de como o console da empresa se mostra uma grande peça para diversos conteúdos digitais, incluindo ai música, filmes e programação paga. Chamou a nossa atenção um fato dado por “Jack”. Segundo ele 30% de todo o uso do Netflix (servido online de aluguel de vídeos) provém do Playstation 3. Mas o homem é esperto e sabia que todos queriam mesmo eram os jogos.

Como não deveria deixar de ser, o primeiro a aparecer na tela foi Uncharted 3, que pelo video exibido já consegue ir além da incrível qualidade gráfica exibida no segundo game, com cenários que parecem vivos, cheios de movimento, uma enorme variedade de texturas e um soberbo, um realmente incrível trabalho de luz e partículas que simulam poeira. Como o próprio representante da Naughty Dog disse, muito tempo e energia foi colocado para a concepção e desenvolvimento da melhor experiência single player possível. (engraçado ver o “Jack” resmungando “vamos ver se conseguimos vender algumas cópias desse meninão”).

Video, enfim:

Resistance 3: O jogo de primeira pessoa da Insomniac chega a sua terceira versão com muita energia, apresentando uma guerra muito realista contra uma raça alienígena invasora. O video exibido foi curto e pouco se falou sobre o game, mas chamou a atenção os gráficos alcançados pela produtora, já que numa rápida olhada lembram bastante aqueles do poderoso Killzone 2. Lançamento em breve.

Vídeo:

Com os blockbusters exclusivos já exibidos, Jack Tretton aproveitou para mostrar outros lançamentos menores para o Playstation 3. Um dos projetos mais esperados finalmente ganhou uma data de lançamento: Ico e Shadow of the Colossus vão receber um UP em alta definição assim como terão a opção de serem jogados em 3D (aquelas planícies em 3D, meu Deus). Em simultaneo foi anunciado que os dois God of War de PSP irão para o PS3 em alta definição em apenas um disco, também com suporte a 3D. Ambos os lançamentos serão em setembro. Todos foram pegos de surpresa quando foi anunciado uma TV 3D para o Playstation, ela possui 24 polegadas e é a primeira que se tem noticia a oferecer uma tecnologia interessante: duas pessoas podem jogar o mesmo jogo, lado a lado, mas cada uma verá a sua própria tela, o fim da tela dividida em partidas multi jogador. Bioshock Infinite foi mostrado, pouca coisa até, mas serviu mesmo para o diretor Ken Levigne dizer que o game será compatível com o Playstation Move, ajudando aqueles que não se adaptaram aos first person shooter nos joysticks. Estamos doentes querendo jogar isso.

Tretton pede licença dando lugar para o chefe Kaz Hirai, CEO da Sony Corporation fazer o grande anuncio da apresentação. Ele explica como o PSP foi importante ao levar a qualidade de consoles sofisticados para as mãos dos jogadores, qualidade essa que eles poderiam levar no bolso para a rua, com essas belas palavras ele anuncia o sucessor do PSP, o Playstation Vita:

Ele chama alguns diretores de vários estudios para demonstrar os jogos que estão sendo preparados para a plataforma, inclusive a tão alardeada versão de Uncharted que realmente possuiu um nível técnico altissimo para um console portátil (a única diferença visível para as versões do Playstation 3 é o trabalho de iluminação que é melhor resolvido no console de mesa). É mostrada a variação da jogabilidade no portátil, sendo que Drake pode fazer alguns movimentos, pular, socar e atirar, apenas com toques na tela. Modnation Racers terá sua versão “Vita” que não muda muito da versão de PS3, mas chamou nossa atenção em como a tela touch se mostra uma ótima alternativa no modo de criação de pistas, já que é só desenhar o traçado na tela com a ponta do dedo, além de resolver detalhes do relevo do terreno apenas inclinando o aparelho para os lados. Little Big Planet foi mostrado em vídeo, e assim como o seu primo de corrida, é possível imaginar como as tecnologias do Vita serão benéficas aos jogadores que gostam de editar fases nesses jogos.

A conferencia, que teve um foco muito maior no Vita, acaba com um vídeo onde são demonstrados os primeiros lançamentos do portátil, jogos como: Wipeout, Patapon, Super Stardust, Rune, Virtua Tennis, dentre outros.

Por fim é anunciado o preço, uma informação que todos estavam loucos para saber:

Playstation Vita Wi-Fi: $249,90 dólares

Playstation Vita Wi-Fi + 3G: $299,90 dólares