robô, PETMAN, Alpha Dog, andróide, futuro, terminator, exterminador

Demonstrando grande capacidade tecnológica, a empresa de tecnologia americana divulga sua última novidade, um robô semelhante ao famoso Alpha Dog, só que dessa vez ele tem apenas duas pernas e faz até mesmo flexões. Surpreende qualquer pessoa que tenha ideia das dificuldades envolvidas em algo corriqueiro em nossas vidas: andar.

Chamado internamente de PETMAN, assim como boa parte do que sai da Boston Dynamics, é um projeto que conta com fundos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com planos de ser utilizado em condições extremas onde uma pessoa, mesmo com trajes especiais, poderia colocar sua vida em risco. O robô é capaz de simular a fisiologia humana como controle de temperatura, umidade e suor, quando necessário, com fins de uma simulação realista do corpo humano.

No vídeo abaixo, o robô caminha com grande naturalidade sobre uma esteira. É possível vê-lo perdendo o equilíbrio em alguns momentos, mas seu sistema interno recalcula seus movimentos de forma bem rápida – basta prestar atenção no momento em que ele sofre um leve empurrão. É difícil não ficar impressionado com o vídeo, o que imediatamente nos faz perguntar como serão as coisas envolvendo robótica em um futuro não muito distante, pensando em 20 ou 30 anos. Alguns já estão nervosos antes da hora, imaginando o PETMAN cavalgando o Alpha Dog e liderando os quatro cavaleiros do Apocalipse rumo ao extermínio da raça humana.

Com informações, Boston Dynamics.