Ubuntu Mobile, Ubuntu smartphone, ubuntu tablet, Canonical

Hoje, existem quatro grandes sistemas operacionais para smartphones: Android e iOS em expansão acelerada, Windows Mobile tentando crescer e o Balckberry OS procurando espaço entre todos. A compra do departamento de dispositivos móveis da Motorola pela Google preocupou diversos fabricantes, pois já pensam numa futura exclusividade do Android assim como acontece nos aparelhos da Apple. Agora a Canonical informa: o Ubuntu  está a caminho dos dispositivos móveis.

Isso mesmo, smartphones, tablets e até mesmo televisores inteligentes estão na mira da Canonical, que segundo Mark Shutterworth, fundador da empresa, terá o Android como seu principal concorrente. “Os fabricantes precisam fazer decisões difíceis. Eles podem construir seu próprio sistema operacional, assim como a HP fez com o webOS, ou trabalhar em um consórcio. Os consórcios simplesmente não vencem. Eles não conseguem ter uma visão direta com seus produtos (ele fala aqui de exclusividade de experiência).  Um Ubuntu forte pode dar força aos fabricantes diante de Google e Microsoft” – explica Shutterworth.

O grande complicador da notícia é que a Canonical não espera lançar um “Ubuntu Mobile” antes de 2014, muito tempo, especialmente falando do mercado de dispositivos móveis. Nem sabemos se até lá ainda estaremos usando telefones… Mas no final das contas, é um player de respeito e de competência comprovada. Mais concorrência só traz mais saúde ao mercado.

Com informações, Anythingbutiphone.