novo Xbox, ARM, Kinect, nova geração, videogames, Windows 9

Com o Xbox 360 se aproximando do seu sexto ano de vida, começam os rumores sobre a nova geração do aparelho, e a fofoca da vez vem de um blogueiro conhecido como MS Nerd, um ninguém que divulgou antes de todo mundo que a Microsoft havia abandonado o desenvolvimento do interessante tablet Courier.

Segundo esse blogueiro, o novo console seria baseado em processadores ARM e rodaria uma versão do futuro Windows 9. “O aparelho usará uma plataforma semelhante ao Zune HD, um processador central com múltiplos núcleos assistenciais para gráficos, física, som, rede, sensores de movimento, etc. Será desenhado pela Microsoft e fabricado por suas parceiras” – informa a fonte. “Será mais barato que o atual Xbox, menor, possuirá capacidades com o Kinect e grande implementação em aparelhos Windows Phone” – acrescenta.

Analisando os fatos, não chega a ser ridículo acreditar na adoção de processadores ARM para uma plataforma de mesa, pois hoje tempos tais chips proporcionando capacidade 70% semelhante a um Playstation 3 em um portátil (falando aqui do PS Vita) e o preço – grande problema no desenvolvimento de consoles – seria consideravelmente mais baixo. O mercado aprendeu muito com a Nintendo, que lançou um aparelho tecnologicamente mais simples, mas com apelo, onde subsídios não foram necessários e o lucro inicial foi imediato. Os rumores de consoles “não tão potentes” começam a ganhar força no final das contas.

Com informações, CVG.